Loading...

“O espanto por as coisas a que assistimos “ainda” poderem ser assim no século vinte não é um espanto filosófico. Ele não está  no início de um processo de conhecimento, a não ser o de que a ideia de história de onde provém não é sustentável”. Walter Benjamim.

 

 

.

Imagem: KLEE, Paul,  Angelus Novus, 1920.

Walter Benjamin (1892-1940) é um dos mais importantes pensadores alemães do século XX, integrante do grupo que ficou conhecido como Escola de Frankfurt. Filosofo, ensaísta, critico literário, tradutor, além de uma vasta obra literária, contribuiu para teoria da estética, para a filosofia, para o pensamento político e para a história. Em suas “Teses sobre a Filosofia da História”, publicado no ano de seu falecimento (1940), Benjamim propõe dezoito breve reflexões sobre a história: fala sobre a apreensão do passado, da constituição do olhar do historiador, da metafísica do tempo. Transcrevemos abaixo a tese número nove, onde fala do Anjo da História:

IX

A minha asa está pronta para o voo altivo:

se pudesse, voltaria;

pois ainda que ficasse tempo vivo

pouca sorte teria.

GERHARD SCHOLEN, [Saudação do Angelus]

Há um quadro de Klee intanjo kleeitulado Angelus Novus. Representa um anjo que parece preparar-se para se afastar de qualquer coisa que olha fixamente. Tem olhos esbugalhados, a boca escancarada e as asas abertas. O anjo da história deve ter este aspecto. Voltou o rosto para o passado. A cadeia de fatos que aparece diante dos nossos olhos é para ele uma catástrofe sem fim, que incessantemente acumula ruínas sobre ruínas e lhas lança aos pés. Ele gostaria de parar para acordar os mortos e reconstituir, a partir de seus fragmentos, aquilo que foi destruído.  Mas, do paraíso sopra um vendaval que se enrodilha nas suas asas, e que é tão forte que o anjo já não as consegue fechar. Esse vendaval arrasta-o imparavelmente para o futuro, a que ele volta as costas, enquanto o monte de ruínas à sua frente cresce até o céu. Aquilo que chamamos de progresso é esse vendaval.

 

 

Para ler todas as teses, recomendamos a tradução  de Joâo Barrento, disponível nas livrarias.

benjamim

__________________________________________

O projeto Ressonâncias acredita no compartilhamento de ideias. Caso alguma informação lhe seja útil, por favor, nos deixe um recado (vamos ficar muito contentes!) e não se esqueça de obedecer as normas da ABNT. Neste caso, coloque assim:

LIMA, A. A. O anjo da história. 2018. Disponível em; <http://www.ressonancias.com/o-anjo-da-história>. Acesso em: dia/mês/ano.

Comments(2)

  • Emilson
    4 de setembro de 2018, 07:44

    Emocionante e triste.

    • Andrea
      4 de setembro de 2018, 07:49

      Como nossa presente história, não é mesmo?