Loading...

PUBLICAÇÕES

A aula de escrita, de MARCHIONESS OF WATERFORD

Psiquiatria e Espiritismo: a história do Hospital Bom Retiro (Curitiba, 1930-1950).

A memória é importante, tanto para a coletividade como para cada indivíduo. A história do Hospital Bom Retiro, recuperada pelos autores deste livro, demonstra claramente e com firmeza a importância dessa instituição para a cidade de Curitiba em todos esses entrelaçamentos de trajetórias e pontos de vista ao longo de décadas. Mas, ao mesmo tempo, deixa vislumbrar que o hospital envelhecia naquela moldura erguida nos anos de 1940, e que era preciso move-la para outra mais adequada. Todavia, Andrea de Alvarenga Lima e Adriano de Furtado Holanda não tem como objetivo contar essa mudança. O livro enquadra uma época da psiquiatria, a explica, e também contribui muito para consolidar o perfil da Coleção A Capital, uma vez que fortalece a presença de um “local” que agora, com a publicação deste livro,  já é memória.

JUNG E O CINEMA

Este trabalho demonstra que conceitos da psicologia junguiana como persona, sombra, energia psíquica, animus e anima, autorregulação psíquica dos sonhos, processo de individualização, metanoia, espiritualidade, destino e livre-arbítrio, entre outros, ganharam mais visibilidade sob a ótica de filmes de diretores consagrados pela crítica cinematográfica e enriquecidos pela visão de renomados autores junguianos.

A tessitura da vida psíquica é explorada em seus fundamentos arquetípicos na perspectiva da psicologia jungiana através de imagens e da dramaticidade das lentes do cinema, permite fazer o cultivo da nossa alma.

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on StumbleUpon