Loading...

SOBRE MARIA POPOVA

A escritora búlgara Maria Popova, descreve seu trabalho como sendo o de “ajudar as pessoas a se interessarem por coisas que elas não sabiam que tinham interesse, até que passem a ter”. Residente do Brooklyn, em Nova York, Popova é fundadora do blog cultural Brain Pickings, e a única responsável pela autoria e gerenciamento de um dos mais importantes empreeendimentos literários na Internet.

A proposta do Brain Pickings (qualquer semelhança com o Ressonancias não é coincidência) é fazer para seus leitores uma cuidadosa curadoria de escritos sobre cultura, livros, e assuntos sortidos. O projeto começou, modestamente, como um e-mail semanal que era enviado por Popova a alguns de seus amigos. Hoje em dia, Brain Pickings é um site com mais de 1,5 milhões de visitantes por mês, que abrange uma variedade de tópicos: História, eventos atuais, imagens e textos do passado, várias seções com ilustrações gráficas, fotografias e, acima de tudo, muito conteúdo escrito com alma.

No aniversário de 10 anos do seu blog, Popova comparilhou uma lista dos maiores aprendizados acumulados ao longo do caminho: 1) Permita a si mesmo o desconfortável luxo de mudar de ideia. 2) Não faça nada só por prestígio, status ou dinheiro. 3) Seja generoso. 4) Construa bolsões de quietude em sua vida. 5) Quando as pessoas dizem quem são, acredite. Mas, quando tentarem dizer a você quem você é, não acredite. 6) A presença é uma arte muito mais complexa e gratificante que a produtividade. 7) Espere que qualquer coisa que valha a pena demande muito tempo. 8) Busque o que engrandece seu espírito. 9) Não tenha medo de ser idealista. 10) Não apenas resista ao cinismo – combata-o ativamente.

As mudanças irreversíveis pelas quais o mundo está passando impõem mudanças radicais do olhar e uma completa reorientação da forma como pesquisamos e aprendemos. Por um lado, a relevância da contribuição de Maria Popova se encontra na sua sensibilidade, que sabe recortar e destacar elementos que são relevantes para a inteligencia e o conhecimento e disponibilizá-los em linguagem contemporânea.

Mais fundamental é, porém, a sua disposição de resgatar do esquecimento o precioso legado de pensadores e autores cuja obra se encontra, primordialmente, impressa; para os re-inserir nas estruturas de interconectividade atuais. Para que algo esteja disponivel na memória coletiva, é necessario que seja recorrente, iterativo, autoduplicador. Através do Brain Pickings, milhares de pessoas entram todos os dias em contato com o pensamento criativo contemporaneo e, ao mesmo tempo, com os poetas do século XIX, pioneiros da ciência, filósofos pré-socráticos. Este diálogo imaginativo entre presente e passado, contitui campo fértil para o surgimento do futuro.

Popova foi descrita pelo New York Times como “campeã das idéias antiquadas”. Este é, no seu caso, um grande mérito.

PARA SABER MAIS

Além de visitar o BrainPickings, caso você queira mais informações sobre Popova ( ainda que em inglês), vale a pena conferir: o texto do New York Times, a entrevista no site MotherJoneso áudio disponível na OnBeing.

__________________________________________

O projeto Ressonâncias acredita no compartilhamento de ideias. Caso alguma informação lhe seja útil, por favor, nos deixe um recado (vamos ficar muito contentes!) e não se esqueça de obedecer as normas da ABNT. Neste caso, coloque assim:

LIMA, A. A. Sobre Maria Popova, 2016. Disponível em; <http://www.ressonancias.com/sobremariapopova>. Acesso em: dia/mês/ano.

Share on FacebookPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on StumbleUpon