Loading...

Desprendidas da realidade e do passado literal, estas terras imaginárias ilustram bem a necessidade que a psique humana tem de propor metas que nos coloquem em movimento.

 

.

Existem lugares que são ideias: o Eldorado, Atlântida, o Paraíso.  Situam-se no território de fronteira entre o mundo interno e o externo, onde os fatos geográficos e os fatos históricos tem valor simbólico, ao mesmo tempo em que as fantasias e devaneios modificam o mundo.

Que espaços são estes e como eles foram imaginados/vividos no Ocidente é a questão que  Umberto Eco responde em História das Terras e Lugares Lendários. A proposta é catalográfica: um competente inventário de lugares que, ao longo da história, provocaram fascínio.  A apresentação de cada lugar fabuloso é complementada por uma antologia de textos originais e uma belíssima pesquisa iconográfica, compondo um livro rico, que alimenta os sentidos e imaginação do leitor.

O contato com esses lugares lendários é surpreendente. São imagens e relatos fantásticos que, em outros tempos, foram tidos como concretos e tomados como destinos literais por inúmeros peregrinos e aventureiros.  Hoje, desprendidas da realidade e do passado literal, abrem-se numa dinâmica de estranhamento e reconhecimento e ilustram bem a necessidade que a psique humana tem de propor metas que nos colocam em movimento.

Nossos antepassados ficariam, provavelmente, abismados com a forma como nossa interação com espaço acontece hoje: GPS, Google Maps, Waze. Umberto Eco conta que, na Idade média, um guia de peregrinos indicava assim; “Se quiser ir de Roma a Jerusalém, dirija-se para o sul e vá perguntando o caminho”.  Tudo tão diferente e tão igual.

Veja abaixo algumas das terras descritas:

Hildegard_von_Bingen-_'Werk_Gottes',_12._Jh.A Terra plana e os Antípodas.

“Quando o homem começou a refletir “cientificamente” sobre a forma da Terra, o formato de um disco parecia bastante realista para os antigos. Para Homero, o disco era circundado pelo Oceaano e coberto pela calota do céus. […] para Tales ela era um disco achatado. ”Anaximandro falava em forma de cilindro, enquanto Parmênides e Pitágoras intuíram a esfericidade.

O grande problema relacionado à hipótese da terra ser redonda era: como seriam os seres que vivem do outro lado? Como eles poderiam viver de cabeça para baixo e pés para cima? Esses seres, habitantes da “Anti-terra” foram chamados de antípodas.

torre de babelAs terras da Bíblia

“Nada é mais conhecido do que a geografia da Palestina bíblica e das terras vizinhas. Jericó e Belém existem até hoje, assim como o Sinai, o lago de Tiberíades e o mar Vermelho atravessado por Moisés e seu povo. No entanto, a narrativa bíblica nomeia alguns lugares cuja geografia mergulha na lenda.”

o-monte-olimpo

As terras de Homero

“Todos conhecemos o universo da mitologia grega: Ática, o Olimpo, os rios, os lagos, as florestas, o mar. No entanto, a fantasia grega nunca parou de transformar cada aspecto do mundo que conhecia em lugar lendário.”

Ancient-Silk-Road

As maravilhas do Oriente

“As narrativas sobre as maravilhas ou mirabilia do Oriente transformaram-se, da antiguidade até o fim da Idade Média, num gênero literário que resistia a qualquer descobrimento geográfico”.

eldoradoO paraíso terrestre, as Ilhas Afortunadas e o Eldorado

“O sonho de um lugar onde, nas origens do mundo, se vivia em estado de beatitude e inocência, mas que depois foi perdido, é comum a muitas religiões e com frequência representa uma antecâmera do Paraíso celeste. Em suma, parece que, diante do mundo da realidade cotidiana que tantas vezes se mostra doloroso e insuportável, os homens sonham com uma terra feliz à qual um dia pertenceram – e à qual um dia talvez possam retornar.”

 

atlantisAtlântida

“Entre as terras lendárias, Atlântida é a que mais instigou a fantasia de filósofos, cientistas e caçadores de mistérios através dos séculos. E, naturalmente, a convicção de que existiu, de fato, um continente desaparecido e de que os vestígios são difíceis de encontrar por que ele afundou no mar só faz reforçar a lenda.”

__________________________________________

O projeto Ressonâncias acredita no compartilhamento de ideias. Caso alguma informação lhe seja útil, por favor, nos deixe um recado (vamos ficar muito contentes!) e não se esqueça de obedecer as normas da ABNT. Neste caso, coloque assim:

LIMA, A. A. Lugares lendários que moveram o mundo: Umberto Eco sobre a história e a geografia do imaginário, 2017. Disponível em; <http://www.ressonancias.com/lugares-lendários-que-moveram-o-mundo>. Acesso em: dia/mês/ano.

Comments(2)

  • Marisa tiemann
    15 de março de 2017, 00:49

    Andrea:
    Essa cartografia com uma imagem de mulher, isto é, que se apresenta com figura e fundo é magnífica. Eu não conhecia. Mas, me reporta a Gestalterapia. Esse trabalho do artista Ed Fairburn consta do livro? Ou faz parte de pesquisa sua para compor o post? Abraços,

    • Andrea
      15 de março de 2017, 10:47

      Olá, Marisa! A ilustração não é do livro do Umberto Eco, só uma sugestão do post. Também gostamos muito dos trabalhos do Fairburn. 🙂 Obrigada pelo contato!